Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

06/10/2011

O CONHECIMENTO HUMANO

Segundo Piaget, há três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico-matemático.

Conhecimento físico: é o que obtemos por meio da observação dos objetos na realidade externa. Exemplos: a cor de um objeto, o material de que ele é feito, o peso, o tamanho, etc.

Conhecimento social: é aquele que herdamos da cultura do meio em que vivemos. Por exemplo: dizer “alô” quando atendemos ao telefone; saber o nome do “homem que descobriu o Brasil”.

Conhecimento lógico-matemático: resulta das relações que o sujeito estabelece com ou entre os abjetos, ao agir sobre eles. Por exemplo: ao observar duas bolas, uma azul e uma vermelha, a criança pode perceber-lhes a forma (conhecimento físico) e aprender que se chamam “bolas” (conhecimento social). No âmbito da experiência lógico-matemática, ela pode pensar que as bolas são “iguais” (ambas são bolas) ou diferentes (uma é azul, a outra é vermelha). Essa semelhança ou diferença não está em cada uma das bolas, isoladamente, mas foi criada na mente da criança no momento em que ela relacionou os objetos “bolas”.

Assim, enquanto o conhecimento físico deriva das propriedades físicas dos próprios objetos, o conhecimento lógico-matemático tem origem no próprio sujeito.

Na verdade, porém é impossível separar totalmente os três tipos de conhecimento, pois eles sempre se apresentam juntos.

Livro: Didática de Matemática: como dois e dois; a construção da matemática.

Autores: Marília Toledo e Mauro Toledo

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