Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

13/08/2011

Aulas dos dias 12 e 13 de agosto

Neste final de semana exploramos Os blocos Lógicos, suas características e aplicabilidade. Verificamos várias e diferentes formas de utilizá-los em sala de aula. Ainda, pesquisamos em livros didáticos, algumas atividades relacionadas ao reconhecimento do número e das diferentes formas.
Como todo o trabalho com a matemática está fundamentado em nossa bibliografia apresentada no plano de ensino da disciplina, estivemos analisando os capítulos referentes à origem dos números, a construção do conhecimento lógico-matemático do ponto de vista piagetiano e o início da representação do número na criança. A obra de Sérgio Roberto Lopes, A Metodologia do ensino da Matemática é de fácil compreensão, sendo uma leitura leve e agradável, dando subsídios importantes ao nosso trabalho.
Espero pelas postagens que complementarão as minhas afirmações feitas até aqui.

07/08/2011

Aulas dos dias 5 e 6 de agosto

Pessoal!

Tivemos um ótimo final de semana de trabalho.
Já discutimos algumas ideias sobre os referenciais curriculares para a educação infantil, vimos exemplos de atividades e iniciamos o estudo dos sistemas de numeração.

Agora fico aguardando os comentários de vocês, sobre tudo que foi discutido nestas aulas.

Um abraço e uma boa semana a todas.

Profª Marlene