Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

08/10/2011

Segundo Piaget, ordem é a nossa necessidade lógica de estabelecer uma organização (que não precisa ser espacial) entre os objetos, para termos certeza de que contamos todos e de que nenhum foi contado mais de uma vez.

Livro: Didática de Matemática: como dois e dois; a construção da matemática.

Autores: Marília Toledo e Mauro Toledo

Classificar é uma operação lógica de matemática fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca. Estamos sempre classificando; às vezes concretamente, ao manipular materiais (como roupas, compras de supermercado, etc); outras vezes apenas mentalmente, como quando nos referimos aos “deputados da oposição”, aos “países da Europa”, às “palavras paroxítonas”, aos “animais mamíferos”, etc.

Consideramos que foi feita uma classificação dos elementos de uma coleção de objetos quando os separamos em classes, de tal modo que:

- cada classe tem pelo menos um objeto;

- cada objeto só pode estar em uma das classes;

- ao reunir todas as classes, obtemos novamente a colação inicial;

Livro: Didática de Matemática: como dois e dois; a construção da matemática.

Autores: Marília Toledo e Mauro Toledo

07/10/2011

aulas dos dias 30/09/2011 e01/10/2011

Neste dia a aula iniciou com a professora falando do trabalho que temos que apresentar Sábado que vem, a tarde sobre os Softwares Matemáticos e dos próximos trabalhos que temos que fazer daqui a alguns dias para o G2 ,continuamos a trabalhar com os n° primos ,MDC,MMC,Situações problemas,frações.A orientadora nos deu seis folhas de exercícios de revisão ,onde nós podemos revisar para a prova que foi Sábado a tarde ,acredito que todas nós passamos ,pois a prova estava fácil,bjs Letícia.

Como sempre estamos com algumas dúvidas sobre os nomes das figuras resolvi postar.

06/10/2011

O CONHECIMENTO HUMANO

Segundo Piaget, há três tipos de conhecimento: o físico, o social e o lógico-matemático.

Conhecimento físico: é o que obtemos por meio da observação dos objetos na realidade externa. Exemplos: a cor de um objeto, o material de que ele é feito, o peso, o tamanho, etc.

Conhecimento social: é aquele que herdamos da cultura do meio em que vivemos. Por exemplo: dizer “alô” quando atendemos ao telefone; saber o nome do “homem que descobriu o Brasil”.

Conhecimento lógico-matemático: resulta das relações que o sujeito estabelece com ou entre os abjetos, ao agir sobre eles. Por exemplo: ao observar duas bolas, uma azul e uma vermelha, a criança pode perceber-lhes a forma (conhecimento físico) e aprender que se chamam “bolas” (conhecimento social). No âmbito da experiência lógico-matemática, ela pode pensar que as bolas são “iguais” (ambas são bolas) ou diferentes (uma é azul, a outra é vermelha). Essa semelhança ou diferença não está em cada uma das bolas, isoladamente, mas foi criada na mente da criança no momento em que ela relacionou os objetos “bolas”.

Assim, enquanto o conhecimento físico deriva das propriedades físicas dos próprios objetos, o conhecimento lógico-matemático tem origem no próprio sujeito.

Na verdade, porém é impossível separar totalmente os três tipos de conhecimento, pois eles sempre se apresentam juntos.

Livro: Didática de Matemática: como dois e dois; a construção da matemática.

Autores: Marília Toledo e Mauro Toledo

o número

Para representar um número, a criança pode inventar um símbolo, pois este guarda semelhanças com o objeto representado (por exemplo, °°° ou III ou *** podem ser símbolos usados para representar a quantidade “três”). Já o signo é criado por convenção e não guarda nenhuma semelhança com o objeto representado (por exemplo, o numeral 3 e a palavra falada “três”).

Livro: Didática de Matemática: como dois e dois; a construção da matemática.

Autores: Marília Toledo e Mauro Toledo

A corrida das frações


Confiram neste endereço eletrônico o vídeo da "Corrida das frações" é bem interessante.
http://www.youtube.com/watch?v=FrFZ7rXAD2s

construção de materiais


círculo de frações








tangran em círculo





régua de frações



Fração é a representação da parte de um todo (de um ou mais inteiros), assim, podemos considerá-la como sendo mais uma representação de quantidade, ou seja, uma representação numérica, com ela podemos efetuar todas as operações como: adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação, radiciação.

05/10/2011

Aula de sábado 01/10


Tivemos pela manhã uma apresentação da orientadora em Powerpoint, sobre o conceito de frações e desafios. Pela tarde, realizamos a prova, que desta vez tava bem menos extensa que as outras, e caiu pratimente só cálculos. Beijos.

Aula do dia 30/09


Nesta aula tivemos diversas atividades em folhinhas e desafios, uma delas foi construir dois rôbos utilizando a simetria. Bjs.

02/10/2011

Aula do dia 16 e 17/09
Vamos tentar resolver algumas charadas?


Descrição: http://www.mycharades.com/images/img-page_text_corner_tr-12x.gif


Surpresa no restaurante

Três amigos foram comer num restaurante e no final a conta deu R$30,00. Fizeram o seguinte: cada um deu dez reais. O garçom levou o dinheiro até o caixa e o dono do restaurante disse o seguinte:

- "Esses três são clientes antigos do restaurante, então vou devolver R$ 5,00 para eles"...

E entregou ao garçom cinco notas de R$ 1,00. O garçom, muito esperto, fez o seguinte: pegou R$ 2,00 para ele e deu R$1,00 para cada um dos amigos. No final cada um de nós pagou o seguinte:

R$ 10,00 - R$ 1,00 que foi devolvido = R$ 9,00.

Logo, se cada um de nós gastou R$ 9,00, o que nós três gastamos juntos, foi R$ 27,00. E se o garçom pegou R$ 2,00 para ele, temos:

Nós: R$ 27,00

Garçom: R$ 2,00

TOTAL: R$ 29,00

Pergunta-se: onde foi parar o outro R$ 1,00 ???


Como obter 21 ?


Utilizando os algarismos 1, 5, 6 e 7 apenas uma vez, e utilizando operações simples ( +, -, * e /), como se consegue obter 21?


Josiane




Segue outra modelo de dominó fracionário


Josiane
Aula do dia 30/09 e 01/10
Frações
Olá pessoal, encontrei algumas atividades para trabalhar frações muito interessante.
Josiane