Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

03/09/2011

Aulas do dia 02 e 03 de Setembro de 2011

Durante a semna a professora nos pediu via e-mail para nós levarmos para a aula materiais como cola,tesoura ,caixas de papelão , folha quadriculada, palitos ,bolas de pásticos jornais ,revistas ,e outros para nós trabalharmos em aula com esses materiais , pois trabalhamos as formas geométricas e espaciais foi bem interessante pois aprendemos muitos exercícios que podemos aplicar com as crianças ,contruímos um jogo de diferentes peças em folha de ofício em E.V.A .conhecemos o tangran e contruímos um ,conhecemos também outros materiais ,emfim foi um fim de semana onde podemos aproveitar o máximo a aprendizagem em relação as formas espaciais e geométricas ,a professora também nos orientou que na semana que vem Sábado a tarde haverá prova, espero que novamente a turma passe como foi na última prova que fizemos ,onde todas passaram que bom .Desde já boa sorte a todas .Letícia.

01/09/2011

Aulas do dia 26 e 27

Olá!!

Nesta sexta-feira cheguei um pouco atrasada na aula devido a reunião sobre a formatura. Quando cheguei na aula o trabalhado que estava sendo realizado era atividades de numeração que a professora nos apresentou para relacionar com os objetivos e conteúdos do 1º ciclo. No sábado pela manhã seguimos o mesmo trabalho. A tarde realizamos uma prova parcial da G1, a prova em si parecia fácil mas mto ampla. Não sei como me sai na prova mas espero ter ido bem.

Bjos!

30/08/2011

Abaco & Construção & Sucata


Este é mais um vídeo que achei interessante, confiram!!!!!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=Zz1quY-VZns

é só copiar o endereço e colocá-lo na barra da internet. Beijos.........

OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM DADOS


Achei interessante este vídeo sobre operaçõs Matemáticas com o uso de dados e deixo o link a disposição. Beijos!!!!!!!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=D3fTbsyw9fs

29/08/2011

Endereço eletrônico de atividades que podemos aplicar com as crianças nas Séries Iniciais

Como havia prometido mo trabalho dos Parâmetros esse é o site do material de Matemática que podemos fazer e aplicar com as crianças do Ensino Fundamental www.indianópolis.com .Letícia.

Usos do Ábaco pelos deficientes visuais

Um ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica.

Embora alunos deficientes visuais tenham beneficiado de calculadoras falantes, o uso do ábaco é ainda ensinado a estes alunos em idades mais novas, tanto em escolas públicas como em escolas privadas de ensino especial. O ábaco ensina competências matemáticas que nunca poderão ser substituídas por uma calculadora falante e é uma ferramenta de ensino inportante para estudantes deficientes visuais. Os estudantes deficientes visuais também completam trabalhos de matemática utilizando um escritor de Braille e de código Nemeth (uma espécie de código Braille para a matemática), mas as multplicações largas e as divisões podem ser longas e difíceis. O ábaco dá a estudantes deficientes visuais e visualmente limitados uma ferramenta para resolver problemas matemáticos que iguala a velocidade dos seus colegas sem problemas visuais utilizando papel e lápis. Muitas pessoas acham esta uma máquina útil durante a sua vida.

Josiane



Muito interessante!

Soroban auxilia ensino de matemática a aluno com deficiência visual

Elizabeth Nader

Professor ensinando soroban a aluno portador de deficiência visual

As escolas da rede municipal de ensino de Vitória possuem uma importante ferramenta para o ensino da Matemática aos alunos com deficiência visual: o Soroban.

O instrumento é uma espécie de ábaco que trabalha cálculos e operações matemáticas, sendo bastante utilizado por crianças em escolas japonesas. Depois de dominada a técnica, seu uso pode se tornar mais rápido do que o de uma calculadora.

O aparelho integra o Atendimento Educacional Especializado (AEE) feito aos alunos com deficiência visual nas salas multifuncionais das unidades de ensino.

Josiane


Aulas dos dias 26 e 27 de Agosto

Na Sexta a professora nos pediu para fazer um trabalho com a numeraçaõ 1° Ciclo dos PCN's da Matemática é para nós colocarmos o obetivo de cada página da atividade em relaçaõ ao 1° Ciclo está também na net-aula. Sábado de manhã continuação dos exercícios de Sexta e a tarde a 1º prova com consulta do Semestre valendo 2.5 espero que a turma tenha passado .Letícia.

ATIVIDADADE COM O MATERIAL CUISENAIRE


Construindo um muro

Objetivos: Introduzir a operação de adição e a propriedade comutativa.

Metodologia:

O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial

As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade.






28/08/2011

aulas: 26 e 27 agosto/2011

Olá,
começamos a aula analisando diversas atividades sobre como trabalhar com a numeração no 1°ciclo, relacionando que objetivos e conteúdos desejamos alcançar com determinado exercício. Muito bom os arquivos!!! Tem muita sugestão de atividade.
No sábado à tarde tivemos prova! Haviam bastante questões. Agora é esperar até sexta p/ouvir os comentários da professora, espero que a turma tenha se saído bem!!!
Bjs e boa semana à todas! :)

26 e 27 de Agosto

Na sexta-feira e no sábado pela manhã analisamos várias atividades de Matemática que podemos trabalhar com os pequenos do 1º Ciclo. De cada um tivemos que colocar seus objetivos e respectivos conteúdos. Foi bem importante para sabermos diferenciar um do outro. BEIJOSSSSSSSSSSSS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aula do dia 26 e 27/08

Analisamos várias atividades levadas pela professora para identificar objetivos e conteúdos que pode ser desenvolvido. Os modelos das atividades são ótimas sugestões para o meu estágio!!!
No sábado a tarde PROVA!!!!! e realmente a professora caprichou na elaboração havia tudo que discutimos em aula, agora falta ver o resultado. Aí que medinho!!!
Josiane