Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

17/09/2011

Aulas do dia 16 e 17 de Setembro!!!!!!!!!!!


Relembramos as Ordens e Classes dos números, realizamos algumas atividades de acordo com este conteúdo, e tivemos vários desafios para resolvermos. Trabalhamos com o valor posicional,relembramos as propriedades da adição e multiplicação, realizamos atividades relacionadas com estimativas, cálculo mental, e até problemas com possibilidades. rs. Por último, fizemos divisões separando as ordens.

Aulas do dia 9 e 10 de Setembro


Várias atividades foram realizadas no Laboratório de Matemática entre sexta e o sábado pela manhã, conforme as colegas já haviam comentado. A atividade que eu mais gostei foi a construção do metro utilizando quatro folhas sulfite, uma maneira diferente de se trabalhar medidas com os pequenos. No sábado, a tarde, realizamos a prova, que estava menos extensa, mas bem elaborada por nossa orientadora. Bjs.

12/09/2011

aulas: 09 e 10 setembro/2011

Aulas dia 09 e 10 setembro/2011

As aulas neste final de semana estavam muito legais. Continuamos observando e trabalhando com algumas formas geométricas, medidas, arestas, vértices, faces. Construímos um metro, desvendamos vários desafios. Aprendemos como trabalhar com pesquisas, possibilidades, tabelas, probabilidades, estatísticas, tratamento de informação e simetria. Tudo de forma simples, atual, que nos possibilita desenvolver esse tipo de conteúdo com os alunos tranquilamente. Foi muito interessante.

Sábado à tarde tivemos outra prova, um pouco menor que a outra, mas muito bem organizada pela professora. Espero que todas tenham se saído muito bem! Agora é esperar semana que vem para ver o resultado.

Beijos e ótima semana!!! :)

aulas: 02 e 03 setembro/2011

Aulas dia 02 e 03 setembro/2011

Olá! Nesta sexta feira trabalhamos diversas atividades com material de sucata, as quais podemos explorar com nossos alunos. Formas geométricas e formas espaciais. Deu-nos idéias de como explorar de forma simples, um assunto tão importante, que às vezes os alunos tem dificuldades de entender, pois começamos nomeando tudo, o que torna mais difícil o entendimento. Assim de forma simples, trabalhando com materiais que os alunos conhecem podemos questionar muito mais. Foi muito bom.

No sábado não pude comparecer à aula, mas peguei com uma das meninas todo conteúdo e atividades que foram disponibilizadas, inclusive o tangran, que achei muito interessante.

Um abraço e boa semana! :)

11/09/2011

Aula do dia 09 e 10 de setembro
As aulas deste final de semana estavam muito interessante estudamos sobre aresta, vértices, realizamos atividades com probabilidade, utilizamos diferentes materiais como moedas, confeccionamos uma fita métrica e medimos a sala de aula outra atividade interessante foi sobre a simetria e como sempre desenhei uma figura invertida, mas consertei.
Na tarde de sábado foi a prova, que terror estava muito nervosa e acabei fazendo besteira, aí que medo do resultado.
Bjs e boa semana para todos.
Josiane
As nossas aulas deste final de semana foram sobre formas geométricas, arestas, vértices, faces, estimativas de comprimento, tamanho e peso, figuras simétricas, dobraduras..... no laboratório de matemática. E no sábado a tarde PROVA. A princípio assusta um pouco mais depois a gente percebe que é tudo aquilo que estavamos fazendo em aula. Uma boa semana a todas. BJUS. Vânia

aulas dos dias 09 e 10 de setembro

Neste fim de semana dando sequência da aula passada trabalhamos com as formas geométricas espaciais na Sexta de noite .No Sábado de manhã trabalhamos as grandezas e medidas ,produzimos o metro na sala ,trabalhamos o cara e coroa das moedas ,trabalhamos com tabelas estatísticas ,probabilidades ,com peso,e a geometria,ou seja,o eixo simétrico,Sábado a tarde tivemos provaespero que todas tenham passado.Foi um fim desemana bem produtivo ,abraço Letícia.