Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

27/08/2011

Vídeo sobre a utilização do ábaco

Achei este vídeo bem interessante sobre a utilização do ábaco.
http://www.youtube.com/watch?v=Ji7d6o3ojtQ&feature=related

CHAVEIRO CONTADOR


Este é um chaveiro que ainda hoje é utilizado para contar rebanhos caprinos e bovinos pelos gaúchos. O contador acima possui dez passadores feitos de couro cru, onde cada passador representa um número decimal de acordo com o número de cabeças de gado presentes no campo. Exemplo:
Separe todos os passadores para um lado do chaveiro, se houver 100 cabeças de gado no campo, cada 10 representará um passador, sendo assim, a cada 10 bois que cruzarem pela porteira será movido um passador para o lado oposto do chaveiro. Ao final da contagem, os 10 passadores devem estar do lado oposto do chaveiro confirmando as 100 cabeças de gado.
Achei também a prova bem complicada, mas vamos ver semana que vem os resultados.
Bom fim de semana a todas.
BJU
Vânia

PROVA DE HOJE


A princípio achei a prova bem acessível, pois tudo que foi visto em aula caiu na prova. Espero ter passado, senão vou cair em contradição (rssssssssssssss).

Prova de sábado!!

A prova estava bem difícil, espero que a turma tenha ido bem!!

Tenham um ótimo findi!!

Abraço,

Fabi

O USO DO ÁBACO

Existem muitos vídeos sobre o uso do ábaco.
Pesquisem e verificarão como este instrumento é rico para trabalharmos o nosso sistema de numeração.http://www.youtube.com/watch?v=VHqxRXWVpdE

ESCALA CUISENAIRE


O Material Cuisenaire tem mais de 50 anos de utilização em todo o mundo.
Foi criado pelo professor belga Georges Cuisenaire Hottelet (1891-1980) depois de ter observado o desespero de um aluno, numa das suas aulas.
Decidiu criar um material que ajudasse no ensino dos conceitos básicos da Matemática. Então cortou algumas réguas de madeira em 10 tamanhos diferentes e pintou cada peça de uma cor tendo assim surgido a Escala de Cuisenaire.

Alguns links para pesquisa:



25/08/2011

Ábaco

Olá colegas!!! Olhem o que encontrei em minhas navegações pela internet!!!



O futuro Ábaco.

O ábaco é um instrumento bem sucedido que, segundo os estudiosos, foi uma invenção dos chineses para facilitar os cálculos, pois com o passar do tempo foi surgindo a necessidade de fazer “contas” cada vez mais complexas, assim inventaram o ÁBACO, formado por fios paralelos e contas ou arruelas deslizantes, que de acordo com a sua posição, representa a quantidade a ser trabalhada, contém 2 conjuntos por fio, 5 contas no conjunto das unidades e 2 contas que representam 5 unidades.


Um exemplo de Ábaco.

O ábaco foi disseminando por toda a sociedade, com a mesma função, o que mudava era somente sua nomenclatura: O ábaco japonês é conhecido como SOROBAN, os russos chamam de TSCHOTY.
Uma pessoa que manuseava um ábaco com agilidade conseguia fazer uma multiplicação de 5 algarismos com a mesma rapidez que uma pessoa faz hoje utilizando uma calculadora digital.
Ainda hoje, depois de 3 mil anos da sua invenção, comerciantes de algumas regiões da Ásia utilizam ainda esse instrumento.
Observem nas figuras abaixo várias tipos de ábacos:



Como fazer os cálculos no ábaco?

O cálculo começa à esquerda, ou na coluna mais alta envolvida em seu cálculo, trabalha da esquerda para a direita. Assim, se tiver 548 e desejar somar com 637, primeiro colocará 548 na calculadora. Daí, adiciona 6 ao 5. Segue o padrão 6 = 10 – 4 por remover o 5 na vara das centenas e adicionar 1 na mesma vara (- 5 + 1 = - 4) daí, adicione uma das contas de milhares à vara da esquerda. Daí passa o três ao quatro, o sete ao oito, no ábaco aparecerá a resposta: 1.185.

Por operar assim, da esquerda para a direita, o cálculo pode ser iniciado assim que souber o primeiro dígito. Na aritmética mental ou escrita, o cálculo começa a partir das unidades ou do lado direito do problema..


Abraço,

Fabi

24/08/2011

Oi estava pesquisando sobre ábacos e achei bem interessante este texto, que ainda hoje o ábaco é usado para fazer contas.
História: O Ábaco, primeira máquina de calcular da humanidade, foi inventado pelos chineses conhecendo-se também versões japonêsas, russas e astecas.
O ÁBACO é um calculador decimal operado manualmente. Costuma-se considerar o ábaco como o primeiro dispositivo criado para facilitar o trabalho do homem em processar informações. O ábaco foi inventado no oriente médio há milhares de anos e ainda hoje é muito utilizado no oriente. Por exemplo, ainda hoje no Japão é comum encontrar comerciantes que continuam preferindo fazer contas utilizando ábacos - e as fazem muito mais rápido que uma moderna calculadora eletrônica (que por sinal custa hoje muito mais barato que um ábaco).

21/08/2011

Aula do dia 19 e 20

Olá!!


A aula de sexta a profe nos liberou para a organização do trabalho que tinhamos que apresentar no sábado sobre os Parâmetros Curriculares de Matemática para o 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, aproveitamos esse tempo para montar os power point para a apresentação. No sábado pela manhã, a profe nos ajudou a entrar no blog e realizar as postagens, pois ainda não tinhámos conseguido acessar, resolvemos isso e fomos para o laboratório de matemática, onde realizamos algumas atividades com o ábaco, adorei manusear esse material. Acredito que para as crianças compreenderem melhor centena, dezena e unidade esse material é o ideal, o material dourado eu já conheço e sempre achei muito bom, mas agora conhecendo o ábaco com certeza ele é mais fácil para as crianças manusear e fazer as trocas. A tarde então foi direcionada aos trabalhos do 1º e 2º ciclo onde cada grupo apresentou seu ciclo os trabalhos foram bem claros e objetivos, deixando bem claro o que se deve trabalhar em cada ciclo e como trabalhar.

Bjos!! Boa Semana a todos!!

Aula do dia 12 e 13

Olá!!


Neste final de semana a aula foi bem produtiva, nos foi apresentado os blocos lógicos e a maneira como trabalhar com eles e várias sugestões de atividades para Educação Infantil e Anos iniciais. A aula foi bem prática até confeccionamos dois jogos de blocos lógicos com EVA, e o mais importante vivenciamos as atividades brincando com os blocos lógicos, uma aula bem dinâmica e divertida . Pesquisamos também outras atividades com blocos lógicos no LABIN, encontramos várias atividades interessantes embora muitas repetitivas ao que já haviamos visto com a professora. A tarde realizamos a leitura de três capítulos do livro: Metodologia do ensino da matemáica. Enfim foi muito satisfatória a aula desse final de semana. Estou adorando essa vivência com a matemática.


Bjos!! E boa semana a todas!!
Aulas do dia 19 e 20/08
No primeiro momento da aula foi para ajudar as alunas a entrarem no blog, após fomos para o laboratório de matemática e trabalhamos com o ábaco. Foi muito bom manusear o material; a importância do material concreto para os alunos compreenderem a unidade, dezena e centena.Após vimos o sistema binário no inicio fiquei um pouco confusa, pois ele é base dois primeiramente estava fazendo errado e com a ajuda da professora comecei a fazer a troca corretamente.
No turno da tarde foram as apresentações sobre os parâmetros curriculares nacionais 1° e 2° ciclo. Foram muito boas as apresentações, esclareceram bastante, pois cada ciclo complementa o outro.
Josiane




















Comentários das aulas dos dias 19e 20 /08/2011 de Matemática Aplicada

Sexta dia 19 não tivemos aula ,pois a professora teve um compromisso pessoal .Sábado de manhã no primero momento a professora nos auxiliou para o Blog da turma e enquanto acontecia o auxilio dela nós do grupo do trabalho a ser apresentado sobre os Parâmetros Corriculares da Matemática 1° ciclo faziamos os últimos ajustes do trabalho a ser apresentado juntamente com o grupo do segundo ciclo,que iremos apresentar a tarde ,depois do intervalo da parte da manhã fomos para o laboratório 'brincar" com o Ábaco onde aprendemos muito a lidar de diferentes maneiras com o ábaco.Tarde apresentação dos trabalhos dos Parâmetros Curriculares da Matemática ,onde os grupos do 1° e 2° ciclos apresentaram muito bem ,pois aprendemos muito neste dia no fim da aula a orientadora nos avisou que semana que vem Sábado a tarde tem a primeira prova da disciplina neste semestre vamos ter que estudar muito nessa semana ,pois vai cair tudo o que ela deu até agora desde já desejo que todas tenham uma boa prova Abraço Letícia.

Comentários daaulas dos dias 12 e 13/08/2011 de Matemática Aplicada

Olá neste fim de semana trabalhamos com os blocos lógicos ,onde na Sexta fomos para o laboratório de Matemática ,a professora nos passou vários exercícios ,que podemos aplicar nas crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.No Sábado a orientadora seguiu de manhã com atividades com os blocos lógicos a serem aplicados com as crianças ,em seguida ela nos pediu para pesquisarmos na Internet diferentes exercícios com blocos lógicos a serem aplicados com as crianças . Ela nos orientou sobre um fórum que está aberto na net-aula para nós postarmos essas pesquisas referentes aos blocos lógicos que pesquisamos ,em seguida ela nos passou um livro na biblioteca virtual ,onde nós lemos os 3 primeiros capítulos e iremos responder pela net-aula questões referentes a esse livro ,que se chama "Metodologia do Ensino da Matemática de Sérgio Roberto Lopis . Também estão na net-aula 3 vídeos e  questões referentes a esses vídeos para nós respondermos .Eu e as colegas do grupo do trabalho dos Parâmetros Curriculares da Matemática já dividimos as páginas para cada uma para podermos apresentar o trabalho na semana que vem, no sábado a tarde.Foi um fim de semana bem proveitoso Abraço Letícia.