Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

20/08/2011

Boa noite. A aula de hoje foi muito importante porque foi dia de apresentação de trabalhos.Vimos o primeiro e segundo ciclos, números naturais, decimais, racionais,critérios de avaliação, atividades que podem ser realizadas e seus significados. Aprender a utilizar o ábaco também foi muito importante. Bom fim de semana, um abraço.
Vânia

aulas: 19 e 20 agosto/2011

Olá,

Nosso final de semana começou bem, só estávamos um pouco nervosas, pois à tarde tínhamos apresentação dos trabalhos sobre os Ciclos.

Pela manhã a professora nos auxiliou no blog. Finalmente consegui entender como funciona, agora posso colocar as postagens em dia!

Também terminamos de organizar os trabalhos, revisamos o Power-point para ver se estava tudo em ordem e estudamos mais um pouco nossas partes do trabalho.

Fomos até o laboratório de matemática e realizamos atividades com o ábaco, foi muito legal! Também conversamos sobre agrupamento, sistema decimal, sistema binário (no início estava bem difícil trabalhar com este sistema, mas agora parece mais esclarecido) e hexadecimal.

À tarde ficou destinada para apresentação dos:

Parâmetros Curriculares Nacional - Matemática

grupo 1 – PRIMEIRO CICLO

grupo 2 – SEGUNDO CICLO

Gostei das apresentações, as quais esclareciam o que consta nos PCN’s: objetivos, conteúdos e forma de avaliação. Foi bem tranqüilo e a Josiane até nos propôs um desafio no final.

Agora vamos estudar que no próximo sábado tem prova!!! Boa semana à todos e até sexta! :)

aulas: 13 e 14 agosto/2011

Olá,

Nosso final de semana de estudos foi muito bom! Conhecemos melhor os blocos lógicos, aprendi várias atividades e maneiras variadas de trabalhar com os blocos que eu desconhecia, foi muito interessante.

Construimos blocos lógicos com EVA. Pesquisamos na internet outras atividades que possam nos auxiliar a trabalhar com os blocos, tudo vai ficar na net-aula para que possamos compartilhar com as colegas.

Procuramos em livros atividades com representação de números e formas.

A professora nos indicou o livro: Metodologia do Ensino da Matemática de Sérgio Roberto Lopes, o qual lemos os três primeiros capítulos. Achei a leitura bem acessível, de fácil compreensão. O primeiro capítulo fala um pouco da história da Matemática; o segundo apresenta a construção do conhecimento lógico matemático do ponto de vista piagetiano; e o terceiro capítulo nos faz refletir: iniciando a representação do número na criança.

Bom, estamos cheios de atividades para realizar, incluindo uma reflexão sobre o livro acima, então bom trabalho a todas, boa semana e até sexta! Elenara

O Ábaco

A importância do trabalho inicial com a utilização do ábaco.
Temos vários tipos de ábacos e é muito fácil construí-lo com os nossos alunos.




Aulas dos dias 19 e 20 de agosto

Neste final de semana o trabalho foi realizado, basicamente por vocês alunas.
Primeiramente, organizaram e finalizaram o trabalho de análise e elaboração de apresentação sobre os Parâmetros Curriculares de Matemática para o 1º e 2º ciclos.
Depois conseguimos registrar todos como co-autores deste blog.
Trabalhamos um pouco com o ábaco, utilizando-o para a representação de números do sistema decimal e para números do sistema binário.
Teremos que explorar mais este recurso.
Por último, tivemos as apresentações referentes aos Parâmetros Curriculares, ocasião que pudemos ter uma ideia mais específica sobre o trabalho com a Matemática nas séries inicias: objetivos e conteúdos.
Espero as postagens de todos.
Nas aulas do dia 12 E 13 de Agosto, trabalhamos com os blocos lógicos, até então eu não conhecia direito e adorei todas as atividades realizadas para se trabalhar com alunos do 1ºano, como: o saco surpresa, dominó da diferença e jogo das cartelas, a orientadora nos mostrou como podemos utilizar este material da melhor forma possível com os pequenos. Nós também pesquisamos mais atividades que envolvem os blocos lógicos e eu encontrei três que achei interessante, que são o jogo 'Cozido', 'Cópia com transformação' e 'Jogo da negação'. Também estivemos analisando A obra de Sérgio Roberto Lopes.