Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

10/09/2011

10 E 11 DE SETEMBRO

Na sexta nomeamos, identificamos e construímos formas geométricas: cone, cilindro, prisma, pirâmides. Contamos arestas, faces e vértice e. descobrimos com a prof que a soma das faces com os vértices é sempre 2 números a mais do que o número de arestas, em qualquer forma.
No sábado medidas de comprimento e massa. Interessante. Confeccionamos régua de 1 metro. estudamos e exemplificamos probabilidades através e moedas e dos blocos lógicos - tabelas. A tarde prova- mais leve do que a anterior mas não menos difícil...pra nos fazer pensar....rsrsrs

02 E 03 DE SETEMBRO

Desenho e construção de formas espaciais- cubo e paralepípedo - estudo e identificação das formas- (esferas, cubos, etc )- nomes das partes- faces, vértice e arestas. Montagem de "painel" no caderno com as formas e desconstrução de um paralelepípedo montando no caderno.



No sábado não estava presente,e mas recuperei a aula com as colegas onde desenharam formas apresentadas pela prof, vistas e cima e de frente e montagem de um quadrado e um triângulo com partes confeccionadas na sala.( tangram)Como não conseguiram ficou para tentar em casa.

27 de agosto

Dia da prova! PELA MANHÃ TRABALHAMOS COM ATIVIDADES MATEMÁTICAS- IDENTIFICANDO OBJETIVOS E CONTEÚDOS CONFORME PCN'S. A TARDE PROVA- BASTANE EXTENSA MAS COM CONSULTA NA NET AULA O QUE OS AUXILIOU MUITO E CREIO QUE, DESTE MODO ,TEMOS UMA MELHOR APRENDIZAGEM, DO QUE DECORANDO O CONTEÚDO, (O QUE SERIA PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL POR SER BASTANTE EXTENSO).

20 de agosto

A aula deste sábado foi importante devido a apresentação do trabalho sobre PCN's com os quais adquirimos conhecimentos novos e de extrema importância par nossa formação.

Aulas 12 e 13 de agosto

NESTE FINAL DE SEMANA - Confecção de blocos lógicos - identificação do material, conceito e aplicação com alunos na E.I. - Pesquisa no labim sobre jogos com blocos lógicos, depois atividades no laboratório com blocos e pesquisa nos livros didáticos - 5 exercícios de reconhecimento de número e 5 de formas. As aulas foram divertidas e proveitosas, devido a aprendizagem e as atividades com o material , até porque não sabia como trabalhar com os blocos.

envio do link para oa joguinho

envio do link do jogo de blocos lógicos: htpp://web.rcts.pt/escolavar/mat_geometri_blocos.htm

Aulas de 05 e 06 de agosto

O primeiro dia foi a apresentação da disciplinas, a professora falou dos métodos e avaliação e trabalhos para a G1. Utilização do site do professor foi uma novidade para mim e o blog, da mesma maneira. Hou uma interessante apresentação do pomer point. No dia 06/08, não estava presente, mas peguei o conteúdo com as colegas curante a semana e vi que houve a continuação da apresentação dos slides e a leitura da numeração indo arábica, a qual li e achei muito interessante, principamente o abaco ,que não conhecia.

Aulas dos dias 9 e 10 de setembro

Abordamos mais alguns aspectos sobre o trabalho com formas planas e espaciais, medidas de comprimento e massa.
Também verificamos algumas formas de desenvolver a interpretação e construção de tabelas, o princípio combinatório e o cálculo de probabilidades.
ainda o trabalho com a simetria de figuras.
Construímos sólidos geométricos, desenhamos figuras simétricas, construímos o metro e mais alguns desafios.

Para finalizar e concluir a avaliação de G1 da disciplina, ainda tivemos uma prova individual e com consulta, realizada no Labin, pois todo o material de consulta está postado na Netaula.

blocos lógicod- tentem jogar

Tentem vencer esse joguinho , é muito legal- novidade dos blocos lógicos...

08/09/2011


Vânia Mette

TANGRAM

Tangram é um quebra-cabeça chinês formado por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) Com essas peças podemos formar várias figuras, utilizando todas elas sem sobrepô-las. Segundo a Enciclopédia do Tangram é possível montar mais de 1700 figuras com as 7 peças. Esse quebra-cabeça, também conhecido como jogo das sete peças, é utilizado pelos professores de matemática como instrumento facilitador da compreensão das formas geométricas. Além de facilitar o estudo da geometria, ele desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico, que também são fundamentais para o estudo da matemática.

Não se sabe ao certo como surgiu o Tangram, apesar de haver várias lendas sobre sua origem. Segundo alguns, o nome Tangram vem da palavra inglesa "trangam", de significado "puzzle" ou "buginganga". Outros dizem que a palavra vem da dinastia chinesa Tang, ou até do barco cantonês "Tanka", onde mulheres entretiam os marinheiros americanos. Na Ásia o jogo é chamado de "Sete placas da Sabedoria".

Curiosidade:

Parece que Lewis Carrol era um grande apreciador do tangram. Possuía um livro, chinês, com 323 desenhos.. Conta a lenda que:Um dia, na China à 4000 anos, o Imperador Tan partiu o seu espelho quadrado quando o deixou cair ao chão. O espelho partiu-se em sete bocados. Tan, apesar de um pouco aborrecido com a perda do espelho, descobriu uma forma de se entreter, foi construindo figuras e mais figuras usando sempre as sete peças, sem as sobrepor.

Conta a lenda que:Um mensageiro deveria levar uma pedra de jade, de formato quadrado, ao imperador. Mas, no caminho a pedra partiu-se em sete pedaços. Preocupado, o mensageiro foi juntando as sete peças, a fim de remontar o quadrado. Enquanto tentava resolver o problema, o mensageiro criou centenas de formas de pessoas, animais, plantas, até conseguir refazer o quadrado.





07/09/2011

Aulas do dia 2 e 3 de Setembro


Neste final de semana fizemos muitas atividades de construção, análise e observação, foram sem dúvida aulas produtivas para o nosso conhecimento. Inicialmente, levamos os materiais solicitados pela professora Marlene, onde com os mesmos, trabalhamos diversas formas geométricas planas e espaciais. No sábado, finalizamos com o Tangram, e quebramos a cabeça para conseguir montar o quádrado utilizando todas as peças e o triângulo, utilizando apenas quatro peças. Eu em aula não consegui montar o quebra-cabeça Chinês, mas em casa depois de algumas horas (rsssss), ufa!!!, enfim consegui. Comfiram as fotos deste final de semana. Beijos!!!

Simetria

A simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos. Através da reflexão, uma imagem é invertida em relação a um eixo formando-se uma imagem espelhada da original.
Nas séries iniciais, já exploramos a ideia de simetria através de atividades com dobraduras e desenhos em papel quadriculado.
Também podemos analisar a simetria existente na natureza.

Assistam ao vídeo sobre a Matemática na Natureza

O Geoplano

O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
    Parecidas com o geoplano, as malhas quadriculadas ou pontilhadas são outro recurso de trabalho, e, assim como o geoplano, sua função é ajudar o aluno na observação das formas geométricas e nos desenhos que ela fará a partir das propriedades da figura que observou e montou no geoplano.
Este material pode ser feito por marceneiros, ou em casa, com uma base plana e lisa. É necessário ter cuidado com as marcações dos quadrados para que fiquem com as mesmas medidas. Os elásticos são semelhantes àqueles usados para prender dinheiro.

04/09/2011

Curiosidade sobre o Tangram

Conta uma lenda...

Um imperador chinês chamou um de seus melhores artistas e ordenou que saísse pelos seus domínios e retratasse as coisas mais belas que pudesse encontrar, levando apenas uma prancha quadrada.
* * *
Apesar da dificuldade proposta, lá foi o artista, China afora, para tentar cumpri-la. No caminho, ao atravessar um riacho, caiu, e a prancha quebrou em sete pedaços. Precisava reuni-las, e após muitas tentativas percebeu que, a cada uma delas, ao arrumar as peças, conseguia formar uma figura diferente.
* * *
Voltou rapidamente para mostrar aquela maravilha ao imperador, que ficou muito satisfeito com a possibilidade de retratar todas as coisas, usando apenas aquelas sete peças...


Assim é o Tangram, um quebra-cabeças formado por sete peças com formas geométricas bem conhecidas. Sua idade e inventor são desconhecidos.
Os chineses o conhecem por "Tch'i Tch'iao Pan", ou sete tábuas da habilidade. Enquanto a maioria dos quebra-cabeças são compostos por um grande número de peças, com formas complicadas e arrumadas em um único caminho, o Tangram, com apenas sete peças, permite uma extraordinária variedade de caminhos para compor as figuras.

Josiane

Aula do dia 02 e 03/09

A aula foi muito produtiva, com os materiais solicitados pela professora vimos as figuras espaciais utilizando o concreto foi muito bom.
Timos contato com o Tangram havias pessoas que não o conheciam manuseamos e realizamos atividades com o mesmo a aula foi ótima
Boa semana para todos!
Josiane