Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

18/11/2011

GEOPLANO:





O geoplano é um material criado pelo matemático inglês Calleb Gattegno. Constitui-se por uma placa de madeira, marcada com uma malha quadriculada ou pontilhada. Em cada vértice dos quadrados formados fixa-se um prego, onde se prenderão os elásticos, usados para "desenhar" sobre o geoplano. Podem-se criar geoplanos de vários tamanhos, de acordo com o n.º de pinos de seu lado, por exemplo, 5x5, ou seja, cada lado do geoplano tem 5 pinos (pregos).
Atividades Propostas
QUE FIGURA É ESSA?
Objetivos:
Desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas;
Comparar, ampliar e reduzir formas e figuras;
Fazer uso de nomenclatura adequada às formas;
Trabalhar com perímetro, lados e vértices.
Usar régua para desenhar.
Material:
Geoplano
Elásticos
Material para registro escrito.
Metodologia:
Esta atividade pode ser realizada em grupo, em duplas, ou individualmente.
O professor mostra uma forma já conhecida, pelo menos visualmente, ou seja, que eles conheçam e possam reproduzir, mesmo sem saber nomeá-las (quadrado, retângulo, trapézio, paralelogramo, hexágono, etc.)
No geoplano, usando 1 elástico, deverão reproduzi-la.
O professor pode sugerir que a figura deve ser montada utilizando um n.º de pregos. (se a figura mostrada estiver desenhada na malha pontilhada, facilitará a visualização da quantidade de pregos.)
Com a figura montada, o professor questiona o nome da figura; quantos lados ela tem; quantos pregos ela está tocando (possibilitando um 1º contato com a noção de perímetro).
A seguir, pergunta o que é preciso fazer para que essa figura fique maior.
Deixando-os explorar o geoplano, eles irão deslocar os elásticos para ampliá-la. Depois, pode pedir que a diminuam.
Daí, podem surgir questionamentos sobre quantos pregos foram usados na figura maior, e na menor, o que houve com as figuras – se ficaram iguais ou mudaram a forma.
Todas as questões podem ser registradas, e num segundo momento, as figuras formadas, desenhadas em quadriculados.
Ouri

Jogo africano, composto por um tabuleiro com 12 buracos e 48 peças.
Existem tabuleiros de madeira e de cerâmica.
Em África também se joga fazendo covas na areia.
Neste caso o tabuleiro foi feito a partir de uma caixa de cartão de 12 ovos e as peças são feijões.


Como se joga:
O objectivo do jogo é recolher mais peças do que o adversário, e vence o jogador que obtiver 25 ou mais peças.

O tabuleiro de Ouri tem 6 compartimentos (buracos) de cada lado.

No início do jogo cada um dos 12 buracos tem 4 peças (grãos ou feijões).

Os 2 jogadores estão colocados frente a frente e vão colocando as peças capturadas em cima da mesa, do seu lado direito.

O primeiro a jogar apanha todos os feijões de um dos seus buracos e distribui, um a um, pelos buracos seguintes, no sentido contrário aos ponteiros do relógio.

O jogador não pode mexer nos buracos que contenham apenas um feijão, enquanto houver buracos com mais feijões.

Se depois de depositar o último feijão numa casa do adversário, esta contiver dois ou três feijões, podem-se capturar.
Retiram-se e guardam-se em cima da mesa, do lado direito.

Sempre que as casas anteriores à última tiverem dois ou três feijões e pertençam ao adversário podem e devem ser capturadas até que se encontre uma casa que não cumpre alguma destas condições.

Se ao depositar o último feijão numa casa do adversário, esta contiver 4 ou mais feijões (contando com o que se deposita), não podemos capturá-los. Passa o jogo para o adversário.

Se ao realizar um movimento o jogador fica sem feijões, o adversário é obrigado a efectuar um movimento que introduza feijões no seu lado.

Quando um jogador capturar a maioria dos feijões (25 ou mais) a partida acaba e esse jogador ganha.




Esse modelo pode ser feito com caixas de ovos.
O Ouri é um jogo de origem africana, para duas pessoas, que se joga com sementes, em tabuleiros de 12 buracos.
É muito bom para desenvolver o pensamento matemático.