Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

01/10/2011

Disco de Frações

Grande auxiliar na construção do significado e
representação fracionária dos números racionais.
Contém 55 peças coloridas, formando 10 discos de 10 cm de diâmetro
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Régua de Frações


Descrição: Confeccionado em madeira contendo 67 peças coloridas
Embalagem: Acondicionado em caixa de madeira.

Uso: Este material foi elaborado para ser usado desde a pré escola até a 8ª série. Suas divisões partem do inteiro até a décima parte, seguindo um doze avos e um dezoito avos. 
O formato e as cores, elaboradas para favorecer ainda mais as operaçõe, facilita a construção de conceitos relativos às frações de forma concreta. A equivalência de frações e as operações de frações homogêneas e heterogêneas tornam-se bastante simples e de fácil compreensão. 

Desenvolve: Noções de frações decimais, equivalência de frações, operações com frações homogêneas e heterogêneas. 

Matemática através de Jogos - uma proposta metodológica

http://www.veronicaweb.com.br/download/textoDIDATICA.pdf

Como surgiram as Frações

http://www.caxias.rs.gov.br/geemac/_upload/encontro_18.pdf

O concreto e o abstrato

Tendo como base o artigo de Priscila Monteiro, intitulado " As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas", destaco algumas ideias:

  •  A concepção frequente de que para trabalhar a Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais é necessário iniciar com o concreto para depois partir para a representação e abstração inibe a iniciativa do aluno. Utilizando somente essa metodologia de trabalho impedimos a criança de decidir qual o procedimento que gostaria de utilizar para resolver determinado problema.

  •  "Toda ação física supõe ação intelectual e uma das principais características da atividade matemática é ser uma atividade intelectual, e não empírica".

30/09/2011

Aulas dos dias 23 e 24 de Setembro de 2011

Neste dia trabalhamos com a divisão por estimativas,resultados aproximados,cálculo mental,alguns desafios matemáticos,,jogo matemático,,desafio da calculadora ,desafio em três passos,Expressões numéricas ,Propriedade Distributiva,Múltiplos e divisores ,Divisor,Simetria,Número Primo,MDC(Máximo divisor comum) e MMC(Mínimo múltiplo comum),ou seja foi um fim de semana bem produtivo ,podemos relembrar muitas coisa do passado escolar ,gostei muito.Abraço a todas Letícia.

Crivo de Eratóstenes



O Crivo de Eratóstenes é um algoritmo e um método simples e prático para encontrar números primos até um certo valor limite. Segundo a tradição, foi criado pelo matemático grego Eratóstenes (c. 285-194 a.C.), o terceiro bibliotecário-chefe da Biblioteca de Alexandria.



Estou postando este tópico como curiosidade para quem não conhece ainda sobre ele.

25/09/2011

As aulas dos dias 17, 18, 23 e 24 foram muito boas, pois relembramos coisas que fazia muito tempo que haviamos aprendido,como expressões numéricas,ordens,classes,propriedades,números primos,mmc,mdc,...
Boa semana a todas.
Um abraço
Vânia