Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

18/11/2011

Pentaminós

Os pentaminós pertencem a classe dos "poliminós", assim como o conhecidíssimo dominó. O termo "poliminó" teria sido proposto por Solomon W. Golomb, matemático chefe do Laboratório de Jato Propulsão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, no ano de 1954.

Atentando para a forma, só existe um único tipo de dominó (dois "cubos" ou "quadrados" unidos por um dos lados).Se há um único tipo de dominó, existem dois tipos de triminós e cinco tipos de tetraminós. Já com os pentaminós o número pula a doze.

A proposta do pentaminós é a seguinte: cada peça é formada por 5 cubos, unidos pelos lados. O total são 12 peças diferentes, que permitem a criação de inúmeros problemas e suas soluções.

Para melhor entendimento, costuma-se nomear as peças pelas letras do alfabeto com as quais elas se parecem.

As doze peças do pentaminós, com seus nomes.

É importante esclarecer que, para solução do problemas, as peças podem ser giradas em todos os sentidos.

Os problemas resumem-se na construção de formas geométricas, com a utilização de algumas ou todas as peças do jogo. Um problema interessante é o de se selecionar uma das peças, e com as demais (não há necessidade de se utilizar de todas) e reproduzi-la em escala maior.

Existem outros inúmeros problemas possíveis como, por exemplo, formar-se um retângulo ou um quadrado com as peças:

Para a formação do retângulo são utilizadas todas as peças, não ficando espaços vazios. Mas existem outras soluções para outros tamanhos de retângulos.
Para a formação do quadrado, utilizam-se todas as peças, mas ficam quatro "módulos" vazios.

Interessante notar-se que as soluções acima propostas não são as únicas para estes problemas.

Uma estimativa modesta (segundo Martin Gardner em sua obra "Divertimentos Matemáticos) é que que existiram mil soluções possíveis para o problema do quadrado ! Em 1958 calculou-se em 56 as soluções possíveis, somente para deixar-se o espaço vazio exatamente no centro do quadrado.

Outro fato interessante, é que os poliminós deram origem ao tradicional jogo "Tetris", conhecidíssimo daqueles que se utilizam do computador para diversões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário