Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

05/08/2011

Início das aulas

  Hoje estamos iniciando nosso trabalho na disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais.
  Espero que possamos desenvolver ótimas atividades e compartilhar do prazer de trabalhar com a Matemática.

  Um abraço a todos e bom trabalho.

Profª Marlene Menegazzi

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá professora e colegas!!
    Gostaria de deixar registrada minha opinião e expectativa sobre a disciplina, nossas 2 primeiras aulas foram muito interessantes e esclarecedoras, adorei as atividades para trabalharmos com a educação infantil e com certeza será de grande valia para o estágio que irei realizar no decorrer do semestre, não tinha noção dos tipos de exercícios e suas respectivas faixas etárias, com as explicações ficou tudo muito claro. Outro ponto que interessou bastante foi a utilização do ábaco, que até então só tinha ouvido falar, mas não tinha conhecimento de seu funcionamento, acredito que se na próxima aula tivermos acesso e manuseio do mesmo, tudo ficará bem claro. Bom, espero aprender muito com a disciplina e saber passar de forma correta e clara as informações aos alunos. Um forte abraço a todas!! Fabi

    ResponderExcluir
  3. Olá professora!!
    Fiz a leitura do material para a postagem sobre atividades permanentes, projetos e seqüências de atividades, não sei se entendi, mas cheguei aos seguintes conceitos:

    Atividades permanentes: são aquelas que fazem parte do cronograma da escola, tais como dia de praçinha e hora do conto.

    Projetos: são atividades planejadas para aprendizagem de determinado tema, ex.: reciclagem de lixo.

    Seqüências: são direcionadas para determinada aprendizagem, tais como atividades com bola, corda e bambolê para exercitar a coordenação motora dos alunos.

    Abraço,

    Fabi

    ResponderExcluir
  4. Olá professora!!
    Li o material sobre observação, registro e avaliação formativa e cheguei aos seguintes conceitos:

    Observação: deve ser feita todos os dias e em todas as atividades realizadas pelo aluno, para poder constatar habilidades e limitações.

    Registro: deve ser feito diariamente, para ficar documentado o desempenho tanto do aluno como do professor, para poder corrigir possíveis erros no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.

    Avaliação formativa: o aluno deve ser avaliado sempre, em todas as atividades propostas, sendo incentivado para melhores resultados nos trabalhos realizados.

    Abraço,

    Fabi

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Gostei muito dessas nossas primeiras aulas e acredito que essa disciplina muito nos irá ajudar em nossos planos de aula, principalmente no meu estágio, achei os textos muito interessantes, com muitas coisas que ainda não sabia como o ábaco, e muitas curiosidades como o homem desde o início dos tempos tinha a necessidade de fazer contas, os números romanos, chineses, japoneses, etc.
    Um abraço.
    Vânia

    ResponderExcluir