Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

02/11/2011


Quarto ou quarta parte
Para acharmos a quarta parte ou quarto, dividimos o inteiro igualmente por 4:
Observe:

Representamos cada uma das partes assim:

1 ; lemos um quarto ou quarta parte.

4

2) Complete:

a) A quarta parte de 12 maçãs é: _____ maçãs.

b) A quarta parte de 452 livros é: _____ livros.

c) A quarta parte de 24 mesas é: _____ mesas.

d) A quarta parte de 24 canetas é: _____ canetas.

Obs.:

Nas atividades de Números Racionais que ao dividirmos o inteiro por 2 encontramos um meio, por 3 encontramos um terço e por 4 um quarto.

Agora observe outras frações:

Terço ou terça parte
Para acharmos o terço ou terça parte, dividimos o inteiro igualmente por três.
Como na figura à seguir:

Representamos cada uma das partes assim:

1 ; lemos um terço ou terça parte.

3

1) Divida as figuras em três partes iguais e pinte apenas um terço de acada uma delas.

Exemplo:

1

3

2) complete:

a) A terça parte de 12 é: _____

b) A terça parte de 90 é: _____

c) A terça parte de 360 é: _____

d) A terça parte de 378 é: _____



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