Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

01/10/2011

O concreto e o abstrato

Tendo como base o artigo de Priscila Monteiro, intitulado " As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas", destaco algumas ideias:

  •  A concepção frequente de que para trabalhar a Matemática na Educação Infantil e Séries Iniciais é necessário iniciar com o concreto para depois partir para a representação e abstração inibe a iniciativa do aluno. Utilizando somente essa metodologia de trabalho impedimos a criança de decidir qual o procedimento que gostaria de utilizar para resolver determinado problema.

  •  "Toda ação física supõe ação intelectual e uma das principais características da atividade matemática é ser uma atividade intelectual, e não empírica".

Nenhum comentário:

Postar um comentário