Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

23/10/2011

Segundo Piaget, o conceito de fração, é construído pela criança no período operatório-concreto, desde que ela já seja capaz de conservar quantidades – tanto discretas, quanto contínuas.

A conservação vai sendo construída aos poucos. Uma criança pode ser conservadora em relação à quantidade de objetos de uma coleção, mas não em relação ao volume líquido transvasado, ou à quantidade de massa que sofreu alteração em sua forma.

É muito importante, no início do trabalho com números racionais, que a criança tenha oportunidade de manipular materiais variados, em vez de ficar apenas colorindo figuras. Desse modo, ela poderá realizar experiências como:

- repartir quantidades (discretas ou contínuas) em porções iguais, buscando seus próprios caminhos;

- verificar se as porções obtidas são realmente iguais, por meio de comparação das quantidades, no caso de grandezas de natureza discreta, ou superposição de partes, no caso de grandezas de natureza contínua;

- conferir se a partição está completa, recompondo a coleção ou figura inicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário