Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

23/10/2011

É importante sempre discutir o conceito de “problema de matemática” e sua utilização no Ensino Fundamental. Muitas vezes, o problema de matemática é usado apenas como exemplo de aplicação das operações. Mas não deve se limitar a isso.

Quando questionado sobre o que é problema, um aluno de 4° série, de uma escola da periferia de São Paulo, respondeu: “problema é quando chega a conta de água e a minha mãe não tem dinheiro para pagar”. Desse modo, ele traduziria a definição corrente de problema: questão sem solução imediata, difícil de resolver.

Como vemos, uma situação pode ser um problema para uma pessoa e não para outra, dependendo do nível de envolvimento de cada um, da questão sociocultural, da experiência e do conhecimento relacionado aquela situação. Em nossa linguagem comum, interpretamos o termo “problema” como situação desagradável, e não como desafio.

Muitas vezes, os problemas de matemática são trabalhados de forma desmotivadora, apenas como um conjunto de exercícios acadêmicos. A tarefa do aluno geralmente se resume a descobrir que conta deve fazer para acertar a resolução e assim, obter uma boa nota. Perde-se com isso o aspecto lúdico que um problema pode ter quando é encarado como um desafio.

Uma das causas da desmotivação é o modo rígido como o problema é apresentado nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Sempre há exatamente todas as informações necessárias para resolvê-los. Desse modo, todo problemas tem uma solução, e essa solução é única.

Outro aspecto é a fórmula que a maioria dos livros didáticos adota para desenvolver os conteúdos. Os livros seguem sempre a ordem: o conceito, as propriedades, o algoritmo que a resolve e, por fim, uma série de problemas que envolvem essa operação.

Quando o professor cria um problema diferente, os alunos em geral fazem perguntas como: “é conta de mais?”, “é problema de duas contas?”, etc.

Diante da velocidade dos avanços tecnológicos e científicos, com certeza é mais importante preparar os alunos para aprender coisas novas do que transmitir-lhes um grande volume de informações que em pouco tempo já estarão ultrapassadas.

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