Apresentação

Este Blog é parte integrante do desenvolvimento da disciplina de Matemática Aplicada à Educação Infantil e Séries Iniciais, do Curso de Pedagogia, da ULBRA Guaíba.
Aqui serão postados trabalhos, comentários, conclusões e demais atividades pertinentes à disciplina. A construção do blog se dará de forma colaborativa através da participação de todos os integrantes da turma.
Profª Marlene Menegazzi

23/10/2011

As frações

Tanto nos livros didáticos como nas salas de aula, a introdução aos números racionais geralmente é iniciada com a ideia de fração. Em geral, também, as frações são ensinadas de modo bastante rígido, através de ilustrações nas quais uma grandeza é repartida em n partes iguais e são coloridas m dessas partes, para representar a fração m/n.

Nota-se que, inicialmente, são sempre explorados casos em que m < n (m, n pertence IN, n diferente 0), enfatizando-se bastante que “o inteiro foi dividido em n partes iguais e delas foram retiradas m partes”. É por isso que muitas crianças ficam perplexas quando lhe pedimos que representem com uma figura a fração m/n, em que m > n. diante de frações como 5/3 é comum ouvirmos das crianças comentários deste tipo: “como posso pegar 5 partes, se o inteiro só tem 3 partes?”.

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