Apresentação
03/09/2011
Aulas do dia 02 e 03 de Setembro de 2011
01/09/2011
Aulas do dia 26 e 27
30/08/2011
Abaco & Construção & Sucata
OPERAÇÕES MATEMÁTICAS COM DADOS
29/08/2011
Endereço eletrônico de atividades que podemos aplicar com as crianças nas Séries Iniciais
Usos do Ábaco pelos deficientes visuais
Um ábaco adaptado, inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, é ainda utilizado por deficientes visuais. Um pedaço de fabrico suave ou borracha é colocado detrás das bolas para não moverem inadvertidamente. Isto mantém as bolas no sítio quando os utilizadores as sentem ou manipulam. Elas utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica.
Embora alunos deficientes visuais tenham beneficiado de calculadoras falantes, o uso do ábaco é ainda ensinado a estes alunos em idades mais novas, tanto em escolas públicas como em escolas privadas de ensino especial. O ábaco ensina competências matemáticas que nunca poderão ser substituídas por uma calculadora falante e é uma ferramenta de ensino inportante para estudantes deficientes visuais. Os estudantes deficientes visuais também completam trabalhos de matemática utilizando um escritor de Braille e de código Nemeth (uma espécie de código Braille para a matemática), mas as multplicações largas e as divisões podem ser longas e difíceis. O ábaco dá a estudantes deficientes visuais e visualmente limitados uma ferramenta para resolver problemas matemáticos que iguala a velocidade dos seus colegas sem problemas visuais utilizando papel e lápis. Muitas pessoas acham esta uma máquina útil durante a sua vida.
Josiane
Muito interessante!
Soroban auxilia ensino de matemática a aluno com deficiência visual
Elizabeth Nader
As escolas da rede municipal de ensino de Vitória possuem uma importante ferramenta para o ensino da Matemática aos alunos com deficiência visual: o Soroban.
O instrumento é uma espécie de ábaco que trabalha cálculos e operações matemáticas, sendo bastante utilizado por crianças em escolas japonesas. Depois de dominada a técnica, seu uso pode se tornar mais rápido do que o de uma calculadora.
O aparelho integra o Atendimento Educacional Especializado (AEE) feito aos alunos com deficiência visual nas salas multifuncionais das unidades de ensino.
Josiane
Aulas dos dias 26 e 27 de Agosto
ATIVIDADADE COM O MATERIAL CUISENAIRE

Construindo um muro
Objetivos: Introduzir a operação de adição e a propriedade comutativa.
Metodologia:
O professor pode apresentar uma barra e pedir que os alunos construam o resto do muro, usando sempre duas barras que juntas tenham o mesmo comprimento da peça inicial
As adições cujo total é dez ou maior que dez, assim como as adições com três ou mais parcelas podem ser introduzidas com essa atividade.
28/08/2011
aulas: 26 e 27 agosto/2011
começamos a aula analisando diversas atividades sobre como trabalhar com a numeração no 1°ciclo, relacionando que objetivos e conteúdos desejamos alcançar com determinado exercício. Muito bom os arquivos!!! Tem muita sugestão de atividade.
No sábado à tarde tivemos prova! Haviam bastante questões. Agora é esperar até sexta p/ouvir os comentários da professora, espero que a turma tenha se saído bem!!!
Bjs e boa semana à todas! :)